segunda-feira, 4 de maio de 2009

Globalização berço capitalista



O tempo realmente não pára, e por isso que nada nessa terra é eterno, estou falando nisso simplesmente pelo fato que no mundo de hoje nada se parece com o mundo de ontem. O capitalismo aterrissou e dominou a terra, e com isso, pessoas e sociedades foram se adaptando de tal maneira que chegaram a uma unidade comum, a globalização, e nossa imensa bola azul, que se divergia em diferentes classes e métodos se unificou, e tudo virou uma simples e imensa bola de fogo, onde a única coisa que se importa é o Dinheiro, escrito com D maiúsculo. A globalização é sinônimo de capitalismo e o capitalismo é sinônimo de dinheiro. Até esse ponto não temos novidades, e daqui pra frente? O tempo não pára, tudo se torna flexível a partir de sua criacao. O dinheiro, o capitalismo, a globalização serão e estão sendo moldados de varias formas. Qual será a forma que irá prevalecer? Vou só refrescar a nossa memória com algumas variáveis que se encontram em plena mudança! Petróleo, energia, sociedade, poder, epidemias, descobertas, interesse, etc, etc, etc........... Qual será a cena do nosso próximo capítulo?

2 comentários:

  1. Acho que a Globalização tem um poder ainda maior que apenas o de colocar o dinheiro como Estatuto basal e que transpassa a todos. Ela destituí todas as verdades ortodoxas e nos mergulhou numa crise de sentido, pois passamos a ter contato a diversas verdades de outras culturas. Alguns se fecharam mais ainda, por medo, ou fé, outro se desfragmentaram totalmente e ainda não cataram todos os pedaços. Entrentanto, fica uma pergunta, porque, mesmo assim, todos ainda adoram o dinheiro?

    ResponderExcluir
  2. Dinheiro originou-se da evolução do escambo. Antes a necessidade de obter algo era relacionada à necessidade, obter bens era desnecessário. Nos dias atuais dinheiro é poder, isso se tornou mais significativo do que a propria necessidade da vida.
    Na minha simples opinião, o mundo capitalista está com os dias contados. A próxima etapa ainda nao sabemos, mas o próprio planeta será responsável por mudanças. Os bens terrestres não renováveis estão se esgotando e a capacidade de adaptação do ser humano será limitada a fatores que impedirão a continuidade do nosso atual e devastador capitalismo.
    Isso é assunto para horas de discussões

    ResponderExcluir