quarta-feira, 18 de março de 2009

Homem Natureza e Doença

Com a evolução natural, que nunca parou de acontecer, mudanças nos hábitos sociais, alimentares, culturais entre outros, fez com que novos sistemas fossem ressurgindo e automaticamente se reorganizando, trazendo com isso novos problemas e, também, novas soluções. No passado, as doenças eram outras, as prioridades eram outras, o tratamento e o estilo de vida eram compatíveis a aquela época. Se tudo aquilo fosse usado nos dias atuais com certeza o efeito não seria o mesmo.
Na relação humana com a natureza, observam-se diferentes e contraditórios pontos de vistas, entende-se que a destruição está diretamente relacionada com o inicio de outra forma de vida. Em qualquer ambiente onde houver uma nova vida, a destruição ocorreu. Isso porque a tríade: produto, processo e transformação, fazem com que qualquer coisa que fora destruída possa ressurgir como algo novo. Seja o que for.
A relação homem e natureza sempre foi de grande intensidade, ora o homem buscava na natureza a solução, ora buscava a causalidade. Mas o homem nada mais é que a própria natureza. Se o continuísmo desenfreado da destruição não for pelo menos repensado o resultado para o próprio homem pode ser o desequilíbrio não esperado. Isso porque o homem usa a natureza como o único fornecedor de matéria prima, onde tudo que ela oferece é usado para ser transformado em algum tipo de produto, passando por processos de transformações. Se essa relação, Homem – Natureza não estiver equilibrada, haverá falhas no processo de transformação. Equipara-se com a Lei da Oferta e Procura, quando há falha em algum ponto da cadeia alguém sofre as conseqüências.
Na epidemiologia atual a compreensão do processo para descobrir uma doença é representada por vários fatores. A multicausalidede junto com a variável social tem papel fundamental nesse processo, determina por meios de causas inter-relacionadas dentro de uma mesma população a característica das doenças presente. A partir de então serão determinada freqüência das doenças, relação doenças e grupos populacionais, incidência, mortalidade, morbidade entre outras variáveis. Após essa fase de busca das variáveis ações preventivas e de controle poderão ser determinadas para se manter o equilíbrio das doenças numa certa região.

2 comentários:

  1. "Enquanto isso na enfermaria... todos os doentes estão cantando...
    Sucessos populares....
    Sucessos populares...."

    ResponderExcluir
  2. Diante do texto, mantenho-me sem comentários... ou será que comento sobre a relaçao entre tubaroes e bactérias!!!???

    ResponderExcluir